Ser proativo já é uma obrigação no mundo corporativo. Há alguns anos esta palavra vem sendo usada, às vezes até de forma exagerada e nem sempre com seu verdadeiro significado. Mas afinal, o que é proatividade?
A etimologia, ou seja, a análise da origem dessa palavra, já diz muito sobre o que significa. O prefixo “pró” traz uma ideia de avanço, enquanto o radical “ativo” denota ação. Seria, portanto, uma tendência a ações que visam a avanços.
Ser proativo, portanto, é sair de um estado em que se tenta conservar as coisas como elas são. É desejar que mudanças aconteçam e se preparar para elas.
Em reuniões, entrevistas de emprego, workshops e, claro, no dia a dia do trabalho e da gestão de empresas, quem possui a proatividade como característica predominante está sempre uma passo à frente dos demais.
Resumidamente, as características que indicam uma personalidade proativa no trabalho são:
Isso basta? Infelizmente, não. Para entender melhor o que é proatividade, vamos saber um pouco mais sobre a sua característica oposta.
O reativo é o proativo com sinal trocado. Na vida como um todo, assim como a polarização política entre progressistas e conservadores, não é possível fazer juízo de valor. Há espaço para todos.
Porém, no mundo corporativo, é claro que o perfil proativo é mais desejado, pois traz mais resultados. Pelo menos na atual configuração dos modelos de negócios (que predomina graças à cultura digital).
O profissional reativo é aquele que, como o nome já diz, espera que algo aconteça para que ele reaja. Ele está sempre à espera de orientações, ordens ou permissões para agir.
Por essa razão, o colaborador reativo dificilmente cria algo inovador ou toma algum tipo de decisão.
E é por isso que ele é ainda menos indicado para cargos de liderança como gerente, coordenador ou supervisor, que exigem posturas firmes e iniciativas com vistas a melhorias.
O que uma pessoa reativa faria, provavelmente, em uma posição dessas, seria se revestir de desculpas e se vitimizar por problemas ocorridos, além de alegar falta de tempo para fazer tudo o que deve ser feito.
A essa altura já deu pra entender porque o perfil proativo é tão desejado nas empresas.
Você, como gestor, tem a obrigação de ser proativo. Mas o mesmo perfil é esperado de cada colaborador. Aliás, um único profissional proativo dentro de uma empresa já será capaz de fazer muita diferença.
Se uma única pessoa proativa já é capaz de grandes transformações, imagine do que seria capaz uma equipe inteira!
Pois saiba que isso é não apenas possível, quanto necessário nos dias de hoje.
Para que isso aconteça, tenha como foco os seguintes aspectos como gestor de uma equipe:
O crescimento dos seus funcionários tem como consequência direta o crescimento de sua empresa.
Por fim, deixamos uma última dica: não aplique essas informações no julgamento de pessoas que você conhece, sejam colaboradores, chefes ou concorrentes.
A autocrítica é uma das maiores características de uma pessoa que se propõe a ser mais proativa.
Concordando ou discordando, seja proativo e faça seus comentários! O espaço está sempre aberto para discussões produtivas como essa.
Ah! E se você gostou desse assunto e quer saber mais, continue nos acompanhando, pois na semana que vem voltaremos a este assunto e faremos um teste com você!