A falta de cuidado com as próprias senhas expõe a privacidade e a segurança de pessoas e organizações.
São milhares de credenciais que vazam de sites e serviços digitais todos os dias, causando instabilidades nos sistemas, prejuízos financeiros e danos muitas vezes irreversíveis à reputação dos envolvidos.
O uso indiscriminado de senhas simples e fáceis de serem descobertas e a falsa sensação de que você está protegido faz com que esse quadro seja bastante frequente.
Pensando na sua segurança, criamos esse artigo para chamar a sua atenção para o assunto.
Siga com a gente e entenda como se proteger desde o básico, passando por todos os pontos importantes da criação a manutenção das senhas para deixá-la à prova de invasores.
O uso de senhas fortes permite que possamos acessar com segurança as mais diversas tecnologias digitais.
Elas são as barreiras mais básicas e eficazes de protegermos as nossas informações de pessoas mal intencionadas que querem ler, copiar, modificar e até destruí-las sem a nossa permissão.
Mas, para isso é preciso tomar alguns cuidados com essas senhas. Sobretudo porque as estratégias usadas pelos invasores estão cada vez mais inteligentes.
A primeira coisa que você precisa ter em mente ao criar uma senha é que ela precisa ser forte. Ou seja, deve ser difícil de ser rastreada e copiada por um programa de computador.
Para isso ela precisa reunir duas qualidades:
Você pode tomar esses cuidados e criar senhas longas e complexas, mas nada disso será útil se elas caírem em mãos erradas. Portanto, além dos cuidados na criação, cuide-se também dos olhares bisbilhoteiros. Não compartilhe suas senhas com terceiros e mantenha-as apenas na sua memória.
Lembre-se que ninguém mais além de você precisa delas, nem mesmo seu colega de trabalho ou funcionário da instituição financeira com a qual você trabalha.
Na PagueVeloz a segurança é um valor essencial e ele é percebido em todos os processos, inclusive no login da sua conta.
Você tem a possibilidade de criar senhas individuais para cada pessoa que precisa acessar a conta, com permissões específicas e confiáveis. Portanto, use essa funcionalidade sem moderação!
Agora que já passamos pelas principais dicas para a criação de uma senha segura, não se esqueça de atualizá-las com frequência.
Caso a sua credencial seja roubada, ela poderá ser usada infinitas vezes até que você a altere. Portanto, troque as suas senhas periodicamente e tenha cuidado ao digitá-las.
Jamais salve-as no seu computador ou use as suas senhas em redes públicas. Estes locais geralmente têm malwares que podem roubar suas senhas.
Para complementar sua segurança, apontamos abaixo os pontos de atenção básicos para criar sua senha e torná-la única e pessoal.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sua segurança! Não se esqueça de compartilhar para alertar seus colegas e familiares sobre esses riscos.